quinta-feira, abril 28, 2005
º Mistérios portugueses º
Será que esperar um mínimo de decência na vida política deste país, é pedir demais?
(Sim, a pergunta é mesmo retórica. Obviamente, esperar que uma dita democracia se reja por regras democráticas é, no mínimo, utópico).
º A Madeira é um Jardim III º
quarta-feira, abril 27, 2005
º Porque os direitos não se conquistam no armárioº
Dia 15 de Maio – 15 horas
Há camionetas organizadas a partir de Lisboa, Porto e Coimbra para Viseu: inscreve-te através do mail Panteras.Rosas@sapo.pt ou do 21 887 39 18 (4ª a domingo, a partir das 17h).
º Sugestão de fim de semana º
terça-feira, abril 26, 2005
º Frases Soltas º
Os padres dariam preservativos em vez de hóstias.
Os padres dariam a extrema-eutanásia em vez da extrema-unção.
A igreja não usaria a sida como meio de controle para o excesso de população.
º As gajas saíram à rua: manif do 25 de Abril º
A representação LGBT foi a mais pequena dos últimos anos, tanto em número de pessoas, como de associações representadas: Clube Safo, Ilga, Não te Prives**, Panteras Rosa e Portugal Gay: porquê?
A faixa de abertura do "nosso" desfile, porque a homofobia mata, e nós não esquecemos, nem olhamos para o lado: para lembrar que Viseu existe e nós também vamos estar lá!
A famosa bandeira-estandarte das Panteras (A gerência informa que os rumores maldosos sobre o material da bandeira são meros "boatos mentirosos". Nenhum animal foi morto para a confecção da bandeira. Na verdade, é em veludo! Muy chique!)
Mais gajas com ovários! E com grandes pulmões! Daqui saíram as palavras de ordem que animaram o sector. Gostei especialmente de duas: "Mulheres em tribunal, vergonha nacional" e "Nem menos, nem mais, direitos iguais" (que honra ter presenciado o momento histórico em que isto partiu das gargantas feministas).
Estamos/ somos solidárias com o pessoal imigrante: nem menos, nem mais, direitos iguais!
** Obrigad@ pela dica,Cris!
segunda-feira, abril 25, 2005
º "Violência Homófoba além Fronteiras" no CCGLL
º Conferência Direitos, Deveres e Liberdades Sexuais º
º Capitalismo º
º 25 Abril º
sexta-feira, abril 22, 2005
quinta-feira, abril 21, 2005
º Reloaded: procura-se frase/slogan! º
(Visto a instalação do Haloscan ter apagado todos os comentários deixados neste post, pede-se novamente a colaboração de tod@s!)
Queremos fazer uma incursão artística às paredes da bela Lisboa. Para tal, queremos a tua ajuda (não, não estamos a pedir €). Assim, abrimos um concurso para apurar a melhor frase/slogan. O prémio para @ vencedor/a é ver a sua frase escarrapachada nas fachadas lisboetas. Adicionalmente, as gajas também tirarão fotos, a divulgar neste mesmo blog.
º A cara certa para a instituição certa. Bravo! º
terça-feira, abril 19, 2005
º Oh Shit... º
º É já amanhã à tarde! º
º Não percebi... º
1. A toda a pessoa é assegurada a liberdade de consciência, de religião e de culto, encontrando-se as confissões religiosas separadas do Estado.
2. Ninguém pode ser perseguido nem discriminado por causa das suas convicções religiosas.
3. É garantida a objecção de consciência, nos termos da lei.
4. É garantida a liberdade do ensino de qualquer religião no âmbito da respectiva confissão religiosa.
º E esta, hein? º
domingo, abril 17, 2005
º Resposta ao repto lançado º
2 - Se já fiquei apanhado por alguma personagem de ficção?
Sim. Tinha 11 anos, comia caramelos e peta zetas e um dia ofereceram-me O Mundo de Sofia de Jostein Gardeer. A personagem Sofia Amundsen fascinou-me desde o príncipio. A personagem perfeita para um romance enigmático. Sofia e a busca da realidade por trás do pano. A atitude de querer compreender a existência como algo que ora é ilusionista ora táctil. A descoberta da filosofia e de um mundo à parte como o "coelho branco que o ilusionista tira fora da cartola".
3 - Qual foi o último livro que compraste?
O Pintor da Vida Moderna do Baudelaire, para a minha cadeira de Arte e Cultura Contempôranea. Muy interessante, recomendo vivamente.
4 - Qual foi o último livro que leste?
Indisciplinar a Teoria - Estudos Gay Lésbicos e Queer. Uma prenda da minha amiga linda (sim, tou-te a dar graxa) pequenos_nadas. Realço os textos do Miguel Vale de Almeida e Gabriela Moita.
5 - Que livro estou a ler?
As Ondas de Virginia Woolf, Happy Days de Samuel Becket e o Pearl - A biography of Janis Joplin. Tenho o péssimo hábito de ler sempre tudo ao mesmo tempo, levar o triplo do tempo e terminá-los todos na mesma altura.
6 - Seis Livros que eu levaria para uma Ilha Deserta?
º O que tem de ser º
2- Já alguma vez ficaste apanhadinh@ por uma personagem de ficção?
A Flória (A vida é breve, Jostein Gaarder) pois a sua voz simples opõe-se à filosofia augustiniana, pilar da ICAR. Porque a memória guarda os momentos simples, símbolos de felicidade.
The curious incident of the dog in the night-time (Mark Haddon), a história de Christopher Boone, um jovem de 15 anos com síndrome de Asperger, empenhado em descobrir quem matou o Wellington (o cão da vizinha). O único com menos de 500 páginas, dos quinze que encontrei na Fnac (dos vinte indicados pela professora de Inglês)...
Um périplo pelos não-ditos da sexualidade no início do século XX, Alexis, Marguerite Yourcenar.Se as releituras também contarem, Uma história de amor como outra qualquer, Lucía Etxebarría, quinze mergulhos em vidas de mulheres tão ficcionadas que parecem reais (ou será ao contrário?).
Para a escolinha, o já referido The curious incident of the dog in the night-time, um policial desconcertante e pleno de carinho.Por puro prazer, Pela Água, Sylvia Plath. Talvez porque a senhora se tenha suicidado, a beleza ao virar de cada página parece muy dura, quase uma acusação.Para ficar mais inteligente (pois, pois...), Queer Theory: An Introduction, Annemarie Jagosse: um percurso pela teoria e luta lgbt e feminista, a provar que a teoria queer não é exactamente uma ruptura com o passado, antes uma continuação.
6-Seis livros que levarias para uma ilha deserta?
Hmm, daria primazia a calhamaços, neste caso Obras Completas de Fernando Pessoa (para continuar a apaixonar-me pelo português, e manter o fascínio que sinto por este senhor), Virginia Woolf (para continuar a apaixonar-me pela sua escrita), Lucía Etxebarría (para manter a memória de parte do mundo, e de alguns dos fenómenos que me tiram do sério), Shakespeare (para perceber porque é que é o pai...). Por fim, para sobreviver numa ilha deserta, um livrinho com técnicas de sobrevivência (caça, pesca, essas coisas) e um outro da colecção Cozinha saudável com quase nada.
7 – Três pessoas a quem vais passar este testemunho e porquê?
Além da natural curiosidade, irei passar a bola às pessoas que se seguem, porque:
Zoe, a gente se conheceu há bué da anos numa casa de livros;
CysneNegro, entre tantas outras coisas que faz, também escreve poesia;
Paulo, isto são os preliminares para o Bairro Alto ;)
sexta-feira, abril 15, 2005
º Mulheres e poder º
quinta-feira, abril 14, 2005
º Ratzinger Fan Club º
De leitura obrigatória para tod@ @s fãs, visitantes assídu@s ou acidentais do I'm No Lady.
º A Madeira é um Jardim II º
A proposta defende que @s actuais titulares de cargos públicos há mais de 12 anos sejam abrangid@s desde já, ficando limitad@s a apenas mais uma recandidatura. Caso o processo seja célere e esteja concluído antes de Outubro (eleições autárquicas), daqui a quatro anos podemos acenar com os lencinhos brancos ao Jardim.
Aí que saudades vou ter!
quarta-feira, abril 13, 2005
º Igreja promove pedófilos º
º A Madeira é um Jardim º
terça-feira, abril 12, 2005
º Contra a directiva Bolkestein º
º Política de birra º
O PSD de Marques Mendes, com os seus dois dias acabadinhos de cumprir, já mostrou que é diferente. Incapaz de concorrer com o estilo atabalhoado, porque não ocupa a cadeirinha de PM, Marques Mendes cultiva o estilo birra - porque - não - sou - PM - nem - vou - ser - nos - próximos - quatro - anos, - nem - depois - disso - e - por - isso - não - vou - deixar - que - outro - seja.
segunda-feira, abril 11, 2005
º Constituição Europeia º
De repente é o pânico! @s cidadã/os podem renegar um documento produzido por uma Convenção, que nem sequer foi eleita por voto directo (foi nomeada pela Comissão Europeia, que por sua vez é constituída por pessoas nomeadas pelos respectivos governos nacionais), que apoia a desmantelação do que resta do estado-providência na Europa, institui um exército europeu, um/a ministr@ dos negócios estrangeiros ou um/a presidente europeu/ia (que definiriam a política externa da União Europeia, bem como a participação em conflitos armados).
Algumas/ns partidári@s do "sim" já mostram a sua preocupação com estas sondagens.
É alarmante e preocupante quando face a legítimas reservas d@s cidadã/os, @s polític@s respondem com chantagens. É significativo que, em vez de ouvirem as preocupações d@s cidadã/os, @s políticos respondam com ameaças. Que democracia, que processo democrático é este em que a livre escolha é ensombrada por ameaças políticas?
º Aborto - debate no Parlamento º
Nunca se esteve tão próximo de acabar com uma lei que tem causado uma das maiores humilhações e sofrimento nas mulheres portuguesas
Tudo se encaminha para a realização de um referendo antes do Verão. No dia 20 vão estar a debate projectos de resolução sobre o referendo e projectos lei de despenalização do aborto. Muit@s de nós temos vindo a acompanhar esta luta ao longo dos anos.
O dia 20 de Abril vai ser um dia histórico que marcará uma nova e última etapa desta luta.
Assim o esperamos.
Apelamos à tua presença nas galerias da Assembleia da República nesse dia.
º Moção de pesar º
quinta-feira, abril 07, 2005
º Julgamento continua º
quarta-feira, abril 06, 2005
º Laicidade procura-se º
terça-feira, abril 05, 2005
º "I Dream I Am the Death of Orpheus" º
º Ora vamos lá acender uma fogueira II º
Tenho um desejo muy secreto, quase mesmo proibido (põe as minhas fantasias sexuais mais kinky num nível inaudito de inocência): gostaria de um dia poder escrever um post simpático em relação à ICAR, que algo de fabuloso acontecesse e me fizesse mudar de opinião.