º I'm No Lady º

I'M NOT an ballbreaker, bimbo, bitch, bra burner, bull dyke, butch, carmen miranda, china doll, dumb blonde, fag hag, femme fatale, feminazi, geisha, good catholic girl, home girl, lady boss, lipstick lesbian, lolita, mother teresa, nympho, old maid, pinup girl, prude, slut, supermodel, tomboy, trophy wife, vamp, wicked stepmother or yummy yummy... Don't stereotype me!

domingo, abril 17, 2005

º Resposta ao repto lançado º

Aceito o desafio e aqui fica a minha resposta:
1 - Não podendo sair do Fahrenheit 451, que livro quereria ser?
Sem dúvida, Orlando a obra de Virginia Woolf. O reconsiderar da literatura e da sexualidade numa prosa densa e profunda, suscetível das mais variadas interpretações. A visualidade das imagens criadas no texto, a profusão de elementos e pormenores. O desafiar da noção de género e identidade, o próprio desafiar da noção do género biográfico. Belo e intenso.

2 - Se já fiquei apanhado por alguma personagem de ficção?
Sim. Tinha 11 anos, comia caramelos e peta zetas e um dia ofereceram-me O Mundo de Sofia de Jostein Gardeer. A personagem Sofia Amundsen fascinou-me desde o príncipio. A personagem perfeita para um romance enigmático. Sofia e a busca da realidade por trás do pano. A atitude de querer compreender a existência como algo que ora é ilusionista ora táctil. A descoberta da filosofia e de um mundo à parte como o "coelho branco que o ilusionista tira fora da cartola".
Não posso evitar referir Meursault d' O Estrangeiro de Albert Camus. Desconcertante e fascinante.

3 - Qual foi o último livro que compraste?
O Pintor da Vida Moderna do Baudelaire, para a minha cadeira de Arte e Cultura Contempôranea. Muy interessante, recomendo vivamente.

4 - Qual foi o último livro que leste?
Indisciplinar a Teoria - Estudos Gay Lésbicos e Queer. Uma prenda da minha amiga linda (sim, tou-te a dar graxa)
pequenos_nadas. Realço os textos do Miguel Vale de Almeida e Gabriela Moita.

5 - Que livro estou a ler?
As Ondas de Virginia Woolf, Happy Days de Samuel Becket e o Pearl - A biography of Janis Joplin. Tenho o péssimo hábito de ler sempre tudo ao mesmo tempo, levar o triplo do tempo e terminá-los todos na mesma altura.

6 - Seis Livros que eu levaria para uma Ilha Deserta?
- A Vida é Breve de Josteein Gardeer, porque é tremendamente belo, porque tem um valor emocional e, vistas bem as coisas, é muito actual nas críticas que faz à Igreja. Poderia relé-lo vezes sem conta.
- Viver todos os dias cansa do Pedro Paixão, porque sim. Porque é um dos meus autores portugueses de eleição.
- O Medo porque é uma gigante compilação de prosa poética de Al Berto. E porque me dá vontade de chorar de tão intenso que é.
- Electric - Best Lesbian Erotic Literature, porque uma pessoa tem que ter alguma coisa para fazer e este livrinho vale muito a pena.
- Um livro da obra completa de Kandinsky e a Bíblia Sagrada para fazer Origami com as folinhas nas horas de ócio e tédio (ahahahahaha, os crentes que me perdoem mas não resisti).

Por fim lanço este repto a 3 pessoas:
Boss
Pequenos_Nadas
Cris