º Laicidade procura-se º
Laico: do grego laikós, «id», pelo lat. laicu-, «laico, leigo» , adj. que não é religioso;
Laicidade: s. f. qualidade ou estado de laico (De laico + idade)
A Constituição Portuguesa diz expressamente que o estado português é laico, que a Igreja e o Estado são independentes um do outro. Mas pelos vistos não muito.
Foram decretados 3 dias dias de luto nacional no estado português pela morte do Papa. Esta decisão, quem pretende representar em Portugal? @s católic@s? Então e @s ateus/ias? @s muçulman@s? @s hindus? E @s outr@s tod@s? Que é feito do príncipio de liberdade religiosa?
Ah, claro, isto lembra-me qualquer coisa. Somos tod@s cidadãs e cidadãos de plenos direitos. Mas umas/uns mais que outr@s. E se tiveres o credo certo, benvindo ao "estado de laicidade". Ámen.
Como sempre, provincianos e paus mandados da igreja católica, lá se fazem os discursos dos políticos, dos presidentes, dos bispos e dos interessados no festival da morte de João Paulo II. Lá se fala no nosso estado teocrático de forma subtil, para passar despercebido e continuar assim. D. José Policarpo não se cansa de falar no "recomendável" estado católico. Lá vão dinheiros públicos e um Falcon a voar patrocinado pelo bolso do contribuinte que na volta é Are Krishna, ou junkie, ou pagã/o ou coisa nenhuma. Pergunta: então a laicidade, que é feito dela? Desconfio que foi comida ao pequeno almoço um destes dias pelo ICAR em parceria com o governo. Nham, Nham Nham, que delícia.
Quando o Estado se mistura com a Igreja e a Igreja com o estado como se isso fosse lei é que vemos afinal que espécie de república somos: o animalzinho amestrado do poder da Igreja sob o nome de laicidade.
O presidente colabora, o Zézé Policarpo voa, o PS cede, a ICAR ri-se de contentamento e o povinho acata.
Laicidade Procura-se!
Recompensa:
- Em versão complexa: um estado verdadeiramente justo e democrático, pela diversidade e igualdade.
- Em versão standard e objectiva: uma porra de um Estado decente.
<< Home