º I'm No Lady º

I'M NOT an ballbreaker, bimbo, bitch, bra burner, bull dyke, butch, carmen miranda, china doll, dumb blonde, fag hag, femme fatale, feminazi, geisha, good catholic girl, home girl, lady boss, lipstick lesbian, lolita, mother teresa, nympho, old maid, pinup girl, prude, slut, supermodel, tomboy, trophy wife, vamp, wicked stepmother or yummy yummy... Don't stereotype me!

quarta-feira, abril 06, 2005

º Laicidade procura-se º

Laico: do grego laikós, «id», pelo lat. laicu-, «laico, leigo» , adj. que não é religioso;
Laicidade: s. f. qualidade ou estado de laico (De laico + idade)
A Constituição Portuguesa diz expressamente que o estado português é laico, que a Igreja e o Estado são independentes um do outro. Mas pelos vistos não muito.
Foram decretados 3 dias dias de luto nacional no estado português pela morte do Papa. Esta decisão, quem pretende representar em Portugal? @s católic@s? Então e @s ateus/ias? @s muçulman@s? @s hindus? E @s outr@s tod@s? Que é feito do príncipio de liberdade religiosa?
Ah, claro, isto lembra-me qualquer coisa. Somos tod@s cidadãs e cidadãos de plenos direitos. Mas umas/uns mais que outr@s. E se tiveres o credo certo, benvindo ao "estado de laicidade". Ámen.
Como sempre, provincianos e paus mandados da igreja católica, lá se fazem os discursos dos políticos, dos presidentes, dos bispos e dos interessados no festival da morte de João Paulo II. Lá se fala no nosso estado teocrático de forma subtil, para passar despercebido e continuar assim. D. José Policarpo não se cansa de falar no "recomendável" estado católico. Lá vão dinheiros públicos e um Falcon a voar patrocinado pelo bolso do contribuinte que na volta é Are Krishna, ou junkie, ou pagã/o ou coisa nenhuma. Pergunta: então a laicidade, que é feito dela? Desconfio que foi comida ao pequeno almoço um destes dias pelo ICAR em parceria com o governo. Nham, Nham Nham, que delícia.
Quando o Estado se mistura com a Igreja e a Igreja com o estado como se isso fosse lei é que vemos afinal que espécie de república somos: o animalzinho amestrado do poder da Igreja sob o nome de laicidade.
O presidente colabora, o Zézé Policarpo voa, o PS cede, a ICAR ri-se de contentamento e o povinho acata.
Laicidade Procura-se!
Recompensa:
- Em versão complexa: um estado verdadeiramente justo e democrático, pela diversidade e igualdade.
- Em versão standard e objectiva: uma porra de um Estado decente.