º I'm No Lady º

I'M NOT an ballbreaker, bimbo, bitch, bra burner, bull dyke, butch, carmen miranda, china doll, dumb blonde, fag hag, femme fatale, feminazi, geisha, good catholic girl, home girl, lady boss, lipstick lesbian, lolita, mother teresa, nympho, old maid, pinup girl, prude, slut, supermodel, tomboy, trophy wife, vamp, wicked stepmother or yummy yummy... Don't stereotype me!

quinta-feira, julho 07, 2005

º Hoje sou londrin@ º

Da primeira vez, em Nova Iorque, ainda deu para perceber - era um ataque ao "coração" do império, a um símbolo de poder financeiro, a um país que lidera largamente o espalhar da injustiça pelo mundo. Um aviso. Em Madrid, a face da covardia mostrou-se. Em Londres confirmou-se.
Não, não há, não pode haver qualquer causa, por mais nobre que seja, que justifique ataques a pessoas anónimas, que só tentam fazer a sua vida o melhor que podem.Porque estas são as pessoas que tentam também, dentro das suas possibilidades, mudar políticas. Porque foram aquelas pessoas que marcharam contra a guerra no Iraque, em Londres e Madrid. Foram aquelas pessoas que encheram os concertos do Live8. Foram aquelas pessoas que marcharam contra a pobreza.
E os que tomam as decisões não são minimamente afectados. Os que tomam as decisões, que mandam soldad@s para uma carnifina inútil, que condenam milhares de civis a uma morte estúpida, esses são os mesmos que podem depois disto limitar alegremente as nossas liberdades, que podem continuar com políticas e acções criminosas; que podem continuar a gastar biliões em armamento; e fazem tudo isto desculpados pela ameaça do terrorismo. O espectáculo já começou, Bush e Blair já deram o mote. A desculpa ideal para o fracasso total da Cimeira do G8 já existe. Mais dinheiro para armamento e "segurança", menos para as pessoas e para a luta contra a pobreza.
Conheço parte daquelas estações de metro. Foram as portas de acesso para debates do Fórum Social Europeu (FSE) em Londres o ano passado. Conheço parte daquelas pessoas. Marchámos junt@s na manif de encerramento do FSE contra a guerra no Iraque.
Depois de hoje, @s moderad@s do lado de lá, e @s moderad@s do lado de cá perderam mais credibilidade e espaço de manobra. Depois de hoje, erguer a voz contra as opções políticas da Europa e dos EUA será ainda mais díficil, de qualquer dos lados. Hoje perdemos tod@s.