º I'm No Lady º

I'M NOT an ballbreaker, bimbo, bitch, bra burner, bull dyke, butch, carmen miranda, china doll, dumb blonde, fag hag, femme fatale, feminazi, geisha, good catholic girl, home girl, lady boss, lipstick lesbian, lolita, mother teresa, nympho, old maid, pinup girl, prude, slut, supermodel, tomboy, trophy wife, vamp, wicked stepmother or yummy yummy... Don't stereotype me!

quarta-feira, julho 06, 2005

º Perplexidades II º

Ontem na RTP, o único canal que ainda finge que está a acompanhar a Contra-Cimeira do G8, tivémos direito a uma amostragem completa da segurança na pequena localidade onde se situa o luxuoso hotel, o palco escolhido para a Cimeira "oficial". Tivémos direito também a 30 segundos de imagens repetidas de segunda-feira mostrando os distúrbios em Edimburgo, acompanhados da legenda sonora "Os protestantes contra esta globalização, e aqueles que apenas querem pressionar os líderes do G8 a perdoar a dívida externa de África..."
Oba, ficámos a saber que havia dois tipo de manifestantes, @s do contra porque sim, e @s das propostas concretas. Até agora, em dez minutos de cobertura "noticiosa" na RTP, dez segundos foram de voz directa de um manifestante, seis minutos da voz dos senhores do mundo e/ou polícia, e os restantes de comentários maioritariamente idiotas a acompanhar imagens de distúrbios que se passam na estratosfera com aliens, porque o direito à informação é um luxo. (O que é mais estapafúrdio é que a maioria desta informação está online e em português!)
Definitivamente, é um problema meu, porque é mais importante saber quantos polícias estão a proteger oito tipos que mandam no mundo... E as promessas que renovam cada cinco anos e nunca cumprem...
Moral da história: para a próxima tenho mesmo de ir. Perco anos de vida a chatear-me com estas coisas. Ao menos, quando se está por lá é adrenalina o dia todo, é conhecer gente de todo o lado, é perceber como as estratégias para nos manterem no lugar sem protestar são idênticas, é erguer a voz por aquilo em que se acredita. Também é inútil, claro, porque a mensagem não passa para fora. E é inversamente útil, porque se carregam as baterias, porque se sente na prática e na pele as abstracções do resto do ano, se volta com vontade redobrada de mudar, e se luta mais conscientemente contra a letargia que nos querem impôr.
Enfim, hoje começa a Cimeira "oficial" do G8, começa igualmente a cobertura mediática em terras lusas.
Também hoje, é o tão aguardado regresso das gajas de Edimburgo, portanto, informação fidedigna em primeira-mão não tarda. E fotos, claro.
Entretanto, fotos e + info online podem ser encontradas em:
P.S. Para quem achar que isto não passam de paranóias e teorias da conspiração, perguntem-se porque é que foi o Iraque a ser invadido, porque é um terço do gasto mensal mundial em armamento seria suficiente para retirar milhões de pessoas da pobreza, porque é que o cocktail combinado para infectad@s pelo HIV tem um preço diário de 10 dólares na Noruega e 80 na África do Sul, ou já perguntem-se só quem beneficia com as actuais regras do jogo e como é que é possível mudá-las sem estar no clube selecto dos ricos.
E depois perguntem-se porque é que não descobrimos estas coisas no telejornal das 8, mas sim por portas e travessas.