º I'm No Lady º

I'M NOT an ballbreaker, bimbo, bitch, bra burner, bull dyke, butch, carmen miranda, china doll, dumb blonde, fag hag, femme fatale, feminazi, geisha, good catholic girl, home girl, lady boss, lipstick lesbian, lolita, mother teresa, nympho, old maid, pinup girl, prude, slut, supermodel, tomboy, trophy wife, vamp, wicked stepmother or yummy yummy... Don't stereotype me!

domingo, maio 22, 2005

º Não é só em França...º

E mesmo existindo muitos "nãos" diferentes, têm em comum um ponto: não se pode votar algo que não se conhece, ou cujas consequências não podem ser discutidas.
A União Europeia cresceu e consolidou-se ao longo de mais de quarenta anos sem uma Constituição. Por mais importante que seja, e eu acredito que é importantíssimo, haver um corpus legislativo comum, não é legítimo por parte de ninguém exigir a ratificação sem esclarecimento prévio.
Quando se considera o afastamento progressivo d@s cidadã/os da política e se procuram soluções, nunca se considera porventura o factor mais importante: o aprofundamento da democracia, o envolvimento de cada um/a nos processos decisórios que nos afectam é uma forma de trazer as pessoas. Um/a cidadã/o que não se sente ouvid@, não se sente envolvid@ ou responsabilizado. Para quê participar, se o contributo nunca é tido em conta?
Se somos nós que construímos a Europa todos os dias, o mínimo que merecemos é que nos ouçam, e nos levem a sério. Por mais diferentes que as nossas opiniões sejam.