º I'm No Lady º

I'M NOT an ballbreaker, bimbo, bitch, bra burner, bull dyke, butch, carmen miranda, china doll, dumb blonde, fag hag, femme fatale, feminazi, geisha, good catholic girl, home girl, lady boss, lipstick lesbian, lolita, mother teresa, nympho, old maid, pinup girl, prude, slut, supermodel, tomboy, trophy wife, vamp, wicked stepmother or yummy yummy... Don't stereotype me!

terça-feira, maio 17, 2005

º Hmmm... º

Image hosted by Photobucket.com

O cartaz deste ano é, sem dúvida, o mais bem conseguido de sempre. Não me vou alongar em considerações estéticas. Sou obviamente parcial nesta avaliação, mas estou muy contente por finalmente o cartaz ser explicitamente dirigido às meninas que se apaixonam, relacionam, quecam, preferem ou se babam por outras meninas. Até que enfim, depois de quase dez anos!
Também sei que o argumento "as fufas gostam de mamas e gajas nuas, especialmente se as fotos forem de qualidade" é um bocado fraco a nível político. Porém, as gajas têm desejo sexual e, pasme-se, gostam de sexo! As fufas não são só amigas. É importante que este mito seja desmontado. A aceitação social das fufas depende da invisibilidade total da sua sexualidade, sendo aliás um dos pontos divergentes entre a discriminação homófoba sofrida por meninas e por meninos.
Daí que a existência de um cartaz que anuncia um evento conotado publicamente com engate e sexo anónimo/fácil, portanto um terreno tradicionalmente masculino, mas com gajas que assumem também essa vertente sexual de forma explícita é um passo contra esta invisibilização. Afinal, o desafio dos papéis tradicionais de género é um acto político, e a reivindicação de sexualidade feminina é, ainda hoje, um acto desafiador!
P.S. Para o pessoal com uma memória de elefante e que vagamente tem em mente um outro cartaz de há uns cinco ou seis anos, também com uma menina: não tem nada a ver! Nadinha, mesmo, principalmente porque nesse ano houve duas versões: a masculina, um jovem em tronco nu; a feminina, uma jovem em fato de treino...